Pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia estão desenvolvendo um anticoncepcional masculino que deve ficar pronto em 2023. O contraceptivo Risug ( em inglês: “Inibição Reversível do Esperma Sob Controle”), considerado por especialistas como melhor que a vasectomia, por ser facilmente reversível, terá efeito de até 10 anos.
O produto já está nos estágios finais de preparação. Um teste realizado em 300 voluntários demonstrou 97% de eficácia. Nenhum efeito colateral adverso foi identificado, com exceção de inchaço escrotal passageiro e dor escrotal e inguinal leve, que foram resolvidas em apenas um mês.
O Risug é um gel que afeta as caudas dos espermatozoides individuais, o que impede a fertilização de um óvulo. A aplicação é feita em poucos minutos e pode ser revertida com uma injeção de água e bicarbonato de sódio.
A vacina é injetada nos dois ductos deferentes, por onde são transportados os espermatozoides maduros para o líquido seminal. Uma anestesia local é aplicada no escroto antes das aplicações do anticoncepcional. O produto não é baseado em hormônios e, por isso, não apresentará problemas colaterais como acne e alteração do humor.
O contraceptivo é baseado em anidrido maleico de estireno, polímero que revestirá o duto espermático. O produto químico é utilizado para o revestimento de canos em sistemas de águas rurais na Índia, matando bactérias.
Discussion about this post