O programa Avança Saúde Mulher começou a intensificar ações de cuidado para mulheres cisgêneros e transexuais em todas as 470 unidades básicas de saúde da cidade de São Paulo a partir da última segunda-feira (6). A iniciativa é dedicada ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, e contará com um Dia D no sábado (11), com a abertura de todas as UBSs para oferta de exames, consultas e palestras.
As participantes terão acesso a consultas médicas e de enfermagem com coleta do exame Papanicolau e solicitação de mamografia, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite, triagem odontológica, vacinação com busca ativa, avaliação e aconselhamento nutricional, atualização do cartão da gestante e cadastramento no programa Mãe Paulistana, além do cadastramento do público elegível no programa Território Inclusivo.
Haverá ainda rodas de conversa com especialistas sobre temas importantes como métodos contraceptivos, gravidez e puerpério, menopausa (climatério), saúde da população LGBTQIA+, pré-natal, saúde mental, doenças sexualmente transmissíveis e combate à violência contra a mulher.
Durante a semana, também será intensificada a imunização contra o HPV para crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, e na quarta-feira (8), mulheres em situação de rua contarão com uma ação especial na UBS Cambuci, onde será ofertado o implante intradérmico, um método contraceptivo de longa duração. As equipes da unidade também farão busca ativa em toda a cidade para ampliar o acesso à assistência em saúde a essa população.
Em 2022, o Avança Saúde registrou mais de 2,8 milhões de atendimentos nas UBSs da cidade com ações de cuidado, prevenção e promoção em saúde. Na plataforma Busca Saúde é possível encontrar os endereços das unidades.
Informações da Agência Brasil.
Discussion about this post