Recentemente, no dia 22 de maio, a Food and Drug Administration (FDA), agência dos Estados Unidos responsável pela regulação de alimentos e medicamentos, aprovou o spray nasal da Opiant Pharmaceuticals para reverter casos de overdose relacionados a opioides. Essa aprovação amplia as opções de tratamento no país, que enfrenta uma crise com um número alarmante de mortes.
O spray, comercializado pela marca Opvee, é produzido à base de nalmefeno, que apresenta ação mais rápida e duradoura do que a naloxona, substância comumente utilizada para reverter overdoses de opioides. Ele estará disponível apenas com prescrição médica e seu uso destina-se a serviços de saúde e ambientes comunitários, conforme informado pela agência.
Essa aprovação ocorre aproximadamente dois meses após a autorização da venda sem receita do spray nasal Narcan, fabricado pela Emergent Biosolutions, que também é utilizado para reverter overdoses de opioides e é baseado na naloxona. Vale ressaltar que a Opiant é a detentora original do Narcan e recebeu pagamentos de royalties da Emergent pelas vendas do produto até o final do ano passado.
A expectativa é que a aprovação do spray nasal da Opiant Pharmaceuticals para uso em adultos e pessoas a partir de 12 anos reforce os tratamentos de dependência oferecidos pela empresa farmacêutica britânica Indivior, que recentemente adquiriu a Opiant em uma transação no valor de US$ 145 milhões.
Discussion about this post