Na manhã desta segunda-feira (20), foi anunciado pelo governo federal o retorno do programa Mais Médicos, com abertura de 15 mil vagas. O programa, criado em 2013, foi renomeado e agora é o “Mais Médicos para o Brasil”, que neste novo ciclo promete priorizar profissionais brasileiros, passa a incluir outros profissionais, como dentistas, enfermeiros e assistentes sociais.
5 mil vagas serão abertas já em março, por meio de edital público. As demais serão oferecidas em um formato que prevê contrapartida de municípios. De acordo com o governo federal, a ação garante às prefeitos “menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e condições de permanência nessas localidades”. R$ 712 milhões serão investidos pela União em 2023.
Segundo estimativa do governo, 28 mil profissionais devem ser fixados no Brasil, principalmente em localidades de pobreza extrema. Estima-se que 96 milhões de pessoas sejam assistidas por atendimento médico na atenção primária em unidades básicas de saúde – procedimento considerado fundamental para o posterior acompanhamento, prevenção e redução de problemas de saúde.
Profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados em outros países ou estrangeiros, atuando com registro do Ministério da Saúde, podem participar do Mais Médicos para o Brasil. No entanto, médicos brasileiros formados em território nacional terão preferência.
Com informações da Agência Brasil.
Discussion about this post