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Marketing digital para profissionais de saúde

Rodrigo Neves Por Rodrigo Neves
1 de setembro de 2022
Em marketing, Negocios Saúde
Marketing para profissionais da saúde

Atualmente estar fora das redes é quase sinônimo de estar fora do mundo. Conforme o modelo Phygital de ação, tanto as estratégias na esfera digital quanto na realidade material são importantes e se complementam. Saber utilizar as ferramentas virtuais para apresentar temas importantes ao seu público-alvo é imprescindível e se mostra não apenas necessário, mas estratégico e prático.

De acordo com o estudo  Digital 2022: Global Overview Report, o número de usuários ativos das redes sociais se aproxima dos 5 bilhões, e desde o início dos anos 2000 esse crescimento tem sido exponencial. Ou seja, mais e mais pessoas, nos próximos anos, serão integrantes dessa “malha” virtual. O Brasil é o terceiro colocado no ranking de maior tempo de utilização, e 34% dos seus usuários fazem uso profissional destas plataformas. 

Os sites também são fontes importantes. Comumente, ao querer saber informações de uma empresa ou organização, como os seus produtos, serviços, instalações, localização e história, as pessoas procuram pelas suas páginas oficiais na web.

Pensando nesses fatos, trouxemos dicas para que você, profissional da saúde consiga se posicionar efetivamente na esfera digital.  Acompanhe:

COMO PODEM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ATUAR NA ESFERA DIGITAL?

1 – TENHA UMA PÁGINA NAS REDES SOCIAIS

No início deste artigo foram citados dados de um estudo que comprovam a relevância das redes sociais na vida das pessoas, que as utilizam não apenas para compartilhar com o seu entorno fotos, vídeos e textos dos seus cotidianos, como também para procurar informações sobre melhor estilo de vida, bons hábitos de prevenção e preservação da saúde. 

No YouTube, por exemplo, existem canais com foco médico que acumulam milhões de inscritos, como o canal da nutricionista Thaisa Leal (940 mil) e o Mr. Doctor (1, 39 milhões). No Instagram, que está entre as top redes mais acessadas, também há exemplos dessa profusão de seguidores que costumam acompanhar esses temas. 

Invista nessas plataformas (Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, YouTube e etc.) e solicite a ajuda de profissionais que saibam atuar nessas ferramentas, pois, para que tenha êxito, esses ambientes precisam ser alimentados periodicamente, seguir tendências em alta e interagir com o seu público. Defina a sua identidade e se jogue!

2 – MANTENHA UM SITE PROFISSIONAL OU UM BLOG

Um site deverá conter informações diretas para quem acessa conseguir encontrá-las com facilidade. Contatos, notícias, produtos e serviços oferecidos e etc. As cores precisam dialogar com a sua área de atuação e o design precisa ser convidativo. Os textos precisam se relacionar com os serviços que você presta, e devem ser bem escritos e não muito longos. O site deverá estar disponível também na versão mobile, afinal muitos usuários acessam a internet através de smartphones e tablets. 

Já o blog tem um caráter mais pessoal. É você, ou integrantes da sua equipe, falando sobre assuntos relevantes para o público alvo, como também diários de experiência e conversas com especialistas. Deve ser atualizado com maior periodicidade, a fim de fidelizar a audiência

3 – CONHEÇA FERRAMENTAS COMO O SEO

Search Engine Optimization (SEO) se refere a técnicas utilizadas para dar relevância à sua página na WEB, indexando-a no buscador do Google. Utilizando-a, você garantirá que o seu conteúdo será visto pelo público-alvo quando este buscar assuntos relacionados à sua área de atuação. As técnicas SEO são baseadas em aplicação de palavras-chave e assuntos comumente buscados (a página alsoasked.com disponibiliza uma ferramenta que ajuda nesse sentido), número de palavras e outros elementos contidos em um texto. 

4 – FIQUE ALERTA ÀS REGRAS DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (CFM)

É importante lembrar que o CFM já definiu regras para a publicidade médica. Lembre-se que estar presente na esfera digital significa respeitar a sua ética profissional, que deve basear as suas interações em qualquer espaço. Esta regulamentação está detalhadamente disposta na resolução nº 1.974/11 do Conselho.

5- PENSE EM CONTRATAR UMA EQUIPE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

No mercado existem profissionais responsáveis por lidar com tráfego online, impulsionamento em redes sociais, criação e manutenção de sites e social media, comunicação estratégica, concepção de identidade visual e outras áreas correlatas. Vale a pena consultá-los e contratá-los para cuidar da sua presença no mundo digital. 

EXTRA – ASSUNTOS E ESTRATÉGIAS QUE PODEM DESTACAR A SUA PRESENÇA NO MUNDO DIGITAL

  • Fale sobre datas importantes relacionas à sua área;
  • Aborde curiosidades sobre saúde;
  • Indique materiais de estudo e canais de divulgação científica que possam facilitar a vida do seu paciente;
  • Fale sobre as tecnologias que têm surgido na sua área;
  • Republique conteúdo de parceiros ou de canais noticiosos de ampla relevância;
  • Fale sobre você ou sobre a sua clínica, as pessoas gostam de saber com quem se relacionam;

Para saber mais sobre Marketing Digital na área da Saúde, continue acessando o nosso portal e nos siga nas redes sociais!

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