O Laboratório Santa Catarina, situado em Blumenau, tem se destacado com a adoção de um novo sistema de Inteligência Artificial (IA) oferecido pela Pixeon, uma das maiores empresas de tecnologia para saúde no Brasil. O Laboratório implementou ferramentas de LIS, BackOffice e Recepção Digital, e entre os benefícios estão a rastreabilidade completa das ações e modificações, a segurança dos dados com backups automáticos e o atendimento imediato ao paciente, 24 horas por dia, graças à automatização.
O diretor técnico do Laboratório Santa Catarina, Guilherme Reverey do Prado, destaca que o novo sistema possibilita a atualização em tempo real das informações desde a recepção do paciente, coleta e entrega dos resultados, além de garantir uma gestão otimizada dos materiais. Com o funcionamento em nuvem, os dados podem ser acessados a qualquer momento em qualquer navegador, proporcionando maior rapidez, confiabilidade e eficiência na liberação dos exames.
Além da integração total com os principais equipamentos laboratoriais, outro grande diferencial do novo sistema é a conexão com clínicas locais, permitindo o envio direto dos exames para a avaliação do médico solicitante.
A tecnologia de Inteligência Artifical (IA) tem um grande potencial na área de laboratórios, com aplicações em gerenciamento e emissão de exames mais precisos para agilizar processos. De acordo com informações da empresa de tecnologia Tractica, divulgadas pelo portal Business Wire, é estimado que o mercado possa movimentar cerca de 34 bilhões de dólares até 2025.
Informações do portal Saúde Business.
Discussion about this post