Na última segunda-feira (19), o Instituto Butantan realizou a entrega de um milhão de doses da CoronaVac ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, para a vacinação de crianças de 3 e 4 anos de idade.
A produção do imunizante, paralisada desde o início do ano, foi retomada no final de agosto quando foi importado o insumo IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) através da farmacêutica chinesa Sinovac. O lote será suficiente para 6,5 milhões de doses da vacina.
Até agora, o Ministério da Saúde fez a compra de um milhão de doses. Segundo o Butantan, outras 2,5 milhões estarão disponíveis para aquisição ainda em setembro.
“A entrega desse novo lote pelo Butantan permitirá ampliar o número de crianças brasileiras entre 3 e 5 anos que serão protegidas contra formas graves da covid-19, evitando internações e óbitos”, disse, em nota, o infectologista e secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo, David Uip.
De acordo com o Ministério da Saúde, as doses passarão por trâmites logísticos e por controles de qualidade antes de serem distribuídas por todo o território nacional.
Com o lote entregue na segunda-feira, o Instituto soma 111 milhões de vacinas entregues ao PNI – contando desde janeiro de 2021.
Imagem em destaque: Reprodução / Agência Brasil.
Discussion about this post