Você já viu que muitas postagens incluem as famosas hashtags no final das suas legendas? Se você já sabe para que serve essa ferramenta, muito bom! Já avançou um grande caminho na lógica de produção de conteúdos digitais. Mas, se ainda não sabe, fique conosco e acompanhe o texto para entender a importância das cerquilhas (#) no engajamento de posts nas redes sociais.
HASHTAGS E REDES SOCIAIS
As redes sociais são um universo de pessoas, temas e abordagens. Mesmo em uma vida inteira, é impossível que alguém consiga acessar e reter todos os conteúdos que são compartilhados em um dia no Instagram, no Twitter ou no Facebook. Dados de um ranking produzido pela Statista revelam que cerca de 3.96 bilhões de pessoas utilizam as redes sociais no mundo, sendo que a maior parte desse contingente estão concentradas em plataformas da Meta e da Google.
Milhões de postagens diárias se acumulam nas plataformas e, por este motivo, os usuários costumam buscar os conteúdos que se relacionam aos seus interesses – o que faz girar a “máquina” de algoritmos que movem as mídias sociais.
A hashtag é justamente uma ferramenta que foi criada para facilitar o processo de busca dos internautas, pois sua função principal é servir de hiperlink para agrupar conteúdos em grupos de assuntos específicos. Por exemplo, se você produz conteúdo de música, é interessante que ao final da sua legenda se incluída a hashtag “#music”. Ou, se você é um profissional de saúde, pode ser incluída em sua postagem a hashtag “#saude”. É fundamental, no entanto, priorizar as hashtags que têm maior poder de alcance – o que pode ser verificado no momento da postagem ou em pesquisas rápidas no buscador do Google.
QUEM INVENTOU AS HASHTAGS?
A hashtag surgiu no Twitter, a partir da sugestão do desenvolvedor e defensor de software aberto Chris Messina. De acordo com uma matéria do jornal Gazeta sobre o tema, “Messina se inspirou no uso do símbolo em canais de chat, mas ele é usado por programadores desde os anos 60. Demorou um pouco, mas a ideia pegou. Em 2009, o Twitter começou a hiperlinkar (transformar em link para outra página) qualquer palavra escrita como hashtag”.
Após o surgimento da ferramenta, o Twitter inaugurou também o Trending Topics, que agrupa as hashtags mais utilizadas em um determinado período, e a hashtag se espalhou pelas demais redes sociais, como o Instagram, onde a sua presença é muito forte.
COMO USAR HASHTAGS?
Não há nada mais fácil no mundo do que aprender a usar as hashtags. Basta anteceder uma palavra-chave, que seja capaz de classificar o seu post, por um jogo da velha.
Veja um exemplo de postagem no instagram do portal Marketing Saúde (@mkt_saude):
Para fixar o aprendizado, veja outro exemplo – dessa vez no instagram do portal Negócios no Digital (@negociosnodigital):
DICAS PARA UTILIZAÇÃO DA HASHTAG
Mesmo sendo de fácil utilização, para obter sucesso com as hashtags é preciso conhecer alguns segredos que envolvem a sua aplicação.
Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para que você possa melhorar o engajamento do seu conteúdo com o auxílio da ferramenta:
1 – Não utilize frases grandes na hashtag, priorize palavras-chave, a fim de ampliar ampliar a pesquisa relacionada ao seu conteúdo. Por exemplo, se você quer falar de uma nova tecnologia na área médica, em vez de colocar “#surgiuumanovatecnologiamedica”, utilize “#tecnologia”, “#inovacao”, “#saude” e afins.
2 – Não utilize uma hashtag somente por conta do seu alcance, mas aplique aquelas que realmente façam sentido quando comparadas ao seu conteúdo. Por exemplo, caso você esteja tentando engajar um post sobre um cosmético comercializado na sua loja online, não aplique uma hashtag sobre uma nova série da Netflix que esteja bombando no momento – o público das redes sociais não gosta de ser enganado.
3 – Não comece a sua postagem com uma hashtag. Procure sempre aplicá-la no final da legenda ou no primeiro comentário da sua postagem.
4 – Caso seja necessário utilizar uma hashtag que contenha mais de uma palavra, não aplique espaços. Por exemplo: “#marketing medico” não pode, deve-se colocar “#marketingmedico”.
5 – Não aplique caracteres especiais, como “%”, “$” e “*”, nas suas hashtags.
6 – Não utilize nem muitas e nem poucas hashtags em um post. O bom senso é ideal na hora da postagem.
7 – Antes de utilizar uma hashtag, procure no buscador do instagram para ver se ela está banida. Caso esteja, aparecerá um aviso da plataforma informando que as publicações recentes da tag foram ocultadas por conta de denúncias da comunidade e não acordo com as diretrizes da rede. Essa é uma das formas de evitar o temido shadowban – ou seja, o banimento que pune os maus usuários com a diminuição da distribuição dos seus conteúdos por mau uso das ferramentas da plataforma, como a utilização de conotação sexual ou palavrões nas hashtags, ou ainda o exagero de hashtags em uma postagem.
8 – Localize o seu post. É muito bom utilizar hashtags de locais, pois assim o seu público-alvo poderá te encontrar facilmente.
QUAIS SÃO AS HASHTAGS MAIS USADAS?
Segundo o site APP Geek, as hashtags mais usadas no instagram em 2022 são:
- #instagood
- #instadaily
- #instalike
- #instamood
- #instapic
- #instafood
- #instafashion
- #instalove
- #insta
- #instacool
- #instadaily
- #igdaily
- #instagrammers
- #igers
- #tbt
- #repost
- #throwback
- #linkinbio
- #instagramhub
- #foodstagram
- #instagramers
- #textgram
- #instago
- #igaddict
No Brasil, as mais utilizadas são:
- #brasil
- #tbt
- #love
- #amor
- #paz
- #instagood
- #photography
- #riodejaneiro
- #instagood
- #makeup
- #riodejaneiro
- #photooftheday
- #brazil
- #fotografia
- #natureza
- #praia
- #saopaulo
- #gratidao
- #moda
- #travel
- #fashion
- #nature
- #sp
- #photo
- #lifestyle
- #fitness
- #rj
- #beach
- #style
- #picoftheday
- #bomdia
- #beautiful
- #boanoite
- #teamo
- #lookdodia
- #foco
- #fashionista
- #modafeminina
- #look
- #estilo
No caso do nicho da saúde, de acordo com o site bests-hashtags.com umas das mais utilizadas no Brasil são:
- #saude
- #bemestar
- #fitness
- #vidasaudavel
- #qualidadedevida
- #dieta
- #emagrecimento
- #treino
- #vida
- #saudavel
Já se tratando de empreendedorismo,umas das hashtags mais utilizadas no país são:
- #empreendedorismo
- #marketingdigital
- #empreender
- #sucesso
- #marketing
- #empreendedor
- #brasil
- #negocios
QUAIS SÃO AS REDES SOCIAIS QUE UTILIZAM HASHTAGS?
A hashtag, como dito anteriormente, foi inaugurada como ferramenta de busca pelo Twitter. No entanto, atualmente ela já é presente em diversas outras redes sociais, bem como o seu uso é incentivado em todas que aderiram à prática.
Além do Twitter, é possível utilizar hashtags no Instagram, Facebook, Linkedin, Google+, Pinterest, Vine, Youtube e Tik Tok. No entanto, é importante que você faça pesquisas periódicas para saber quais hashtags estão sendo mais usadas em cada uma dessas redes, bem como entender a lógica de cada plataforma.
No Twitter, no Tik Tok e no Instagram, por exemplo, além da utilização costumeira que se refere a conteúdos de usuários comuns e negócios digitais, as hashtags são utilizadas por artistas, personalidades e organizações para difusão de campanhas, causas e movimentos.
Como tudo na vida, o aprendizado surge na prática. Então, pegue essas dicas e comece a aplicar no dia-a-dia das suas postagens e comece a entender a dinâmica das hashtags no universo das redes sociais. Teste hashtags diferentes em cada post, mas mantenha sempre algumas fixas para cada vez mais consolidar um público em torno da sua página.
Discussion about this post