Uma nova ferramenta, desenvolvida pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), avalia o desempenho das conexões de internet nos hospitais públicos de todo o Brasil. A plataforma ‘Conectividade na Saúde’ mapeia métricas, tais como latência – média do tempo que uma mensagem leva para ir e retornar -, velocidade de download e upload.
Nesse aplicativo é possível também avaliar o histórico da qualidade da rede em UBS e UPA, e assim compará-lo com média de conexão da região, o que permite perceber quais são as possíveis melhorias a serem implementadas nesses locais.
Em entrevista à Exame, Cristiane Millan, analista de projetos do NIC.br, explicou que essa iniciativa “incentiva a instalação gratuita de medidores de tráfego de dados em todos os estabelecimentos públicos de saúde do país. Nesta primeira fase, a prioridade é focar nos que lidam com atenção primária, como as Unidades Básicas de Saúde”.
Uma das principais missões dessa nova ferramenta é promover a integração entre as instituições de saúde, de modo que informações e exames possam ser compartilhados por meio de prontuários eletrônicos, facilitando a rotina dos profissionais da área, dos usuários dos serviços e dos gestores.
Com Informações da Exame.
Discussion about this post