O Panorama das Clínicas e Hospitais – 2023, pesquisa realizada em uma parceria entre a Doctoralia, TuoTempo e Feegow, apresenta dados extremamente relevantes para o setor de saúde do Brasil. Com dados atualizados e informações demográficas, o documento também interpreta a estatística e sugere estratégias de resolução para possíveis problemas. Quanto ao número de pacientes atendidos mensalmente, o a pesquisa revela a importância de analisar os números, “O número de pacientes atendidos por mês pode indicar o tamanho da instituição de saúde e influenciar diversas decisões estratégicas, como a contratação e definição da carga horária dos colaboradores, a aquisição de novas ferramentas de trabalho e até mesmo uma reavaliação da estrutura física”, afirma.
De acordo com o Panorama, entre as clínicas e hospitais pesquisados, 37% atendem de 101 a 500 pacientes a cada mês, enquanto 18% recebem 100 pacientes ou menos no mesmo período. Apenas 15% das empresas atendem mais de 2.000 pacientes mensais e 14% de 501 até 1.000. Logo, é possível dizer que a maioria dos serviços de saúde atendem a poucos pacientes.
No entanto, um dado ainda mais alarmante é exposto: 7% dos respondentes da pesquisa não sabiam responder à pergunta, o que, segundo o documento, pode demonstrar uma falha no controle de base de clientes. Para o Panorama, a dificuldade pode residir nos seguintes problemas:
- Ausência de um sistema adequado;
- Descentralização das informações;
- Sobrecarga das equipes de gestão e/ou recepção;
- falta ou pouca consciência da situação.
Nos próximos dias iremos compartilhar mais informações contidas nesse estudo, que pode ser encontrado em sua versão integral no site da Doctoralia.
Discussion about this post