fbpx
Marketing Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
terça-feira, 20 maio , 2025
  • Conecte-se
  • Notícias
  • Marketing
  • Negócios
  • Dados do Setor
  • Serviços
  • Notícias
  • Marketing
  • Negócios
  • Dados do Setor
  • Serviços
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marketing Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home marketing

Entenda o que é a Telemedicina

Rodrigo Neves Por Rodrigo Neves
18 de agosto de 2022
Em marketing, Medicina, Negocios Saúde
Telemedicina Brasil

médico realizando telemedicina

O QUE É TELEMEDICINA?

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Telemedicina é o exercício médico por meio de metodologias interativas de comunicação audiovisual e dados, cujo objetivo é prestar assistência, educação e pesquisa em saúde. 

Em resumo, a Telemedicina é basicamente o oferecimento de serviços de saúde de maneira remota. Ou seja, destrava empecilhos geográficos para realização de consultas. O método facilita o acesso aos laudos e resultados de exames, por exemplo.

Atualmente, a Telemedicina está no âmbito das tecnologias eHealth, ou seja, “saúde digital”, que engloba inovações em Tecnologias da Informação cujo foco é melhorar a experiência dos pacientes, dos profissionais e do sistema de saúde. 

QUAIS AS VANTAGENS DA TELEMEDICINA?

A tecnologia está aí para melhorar o cotidiano das pessoas. A instantaneidade proporcionadas por aplicativos de mensagens é um exemplo de como a comunicação no mundo atual está mais efetiva e eficiente.

A Telemedicina obedece ao mesmo princípio: agilizar o que outrora poderia ser uma grande dor de cabeça. Esse método aperfeiçoa o atendimento primário ao paciente, e deve ser ampliado como forma de realizar a avaliação do seu quadro geral. Além disso, o compartilhamento de informações e diagnósticos entre médicos e profissionais de saúde das diferentes especialidades fica mais fácil. 

Listamos algumas vantagens práticas da incorporação da Telemedicina.

1 – Redução de custos operacionais

A compra de materiais físicos, como papel para impressão de laudos, será diminuída. Em curto/médio prazo, o investimento em tecnologias de atendimento retomo especializado será recompensado. Além de tudo, é sempre bom lembrar a natureza agradece!

2 –  Melhor utilização do tempo para profissionais e pacientes

O traslado de informações médicas será muito mais rápido entre profissionais, já que os arquivos serão abrigados na nuvem e poderão ser acessados pelos médicos autorizados. Para o paciente, a otimização do tempo também envolve a temida sala de espera do consultório, que será extinta nesse processo, e o deslocamento até o local da consulta – distâncias longínquas e estresse no trânsito serão problemas resolvidos imediatamente.

3 – Acesso às diferentes especialidades médicas

Muitas vezes um dos maiores problemas enfrentados por usuários do sistema de saúde é a escassez de profissionais de diferentes especialidades em sua localidade. Em quantas situações um paciente necessitou do atendimento de um cardiologista e de um fisioterapeuta e teve que recorrer a hospitais, postos de saúde e clínicas distantes para realizar esses atendimentos? Muitas! Com a telemedicina, a disposição de profissionais de áreas variadas será mais efetiva. Entretanto, há um dilema claro para a implantação plena da Telemedicina no Brasil: um estudo promovido pelo Instituto Locomotivas e pela empresa de consultoria PwC registrou que 33,9 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet e 86,6 mi não conseguem acesso diário à rede.

ESTOU SEGURO UTILIZANDO A TELEMEDICINA?

Segundo a Resolução CFM nº 1.643/2002, todo serviço prestado através de Telemedicina deve ter estrutura tecnológica apropriada para atender as normas técnicas do Conselho quanto confidencialidade no manuseio dos dados dos pacientes, a fim de manter o sigilo profissional médico.

O documento ainda afirma que o CFM “deverá  estabelecer constante vigilância e avaliação  das  técnicas  de  Telemedicina  no  que  concerne  à  qualidade  da  atenção,  relação médico-paciente e preservação do sigilo profissional”.

É importante salientar que desde os anos 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS), reconhece e afirma a relevância da prática.

EnviarCompartilharTweetEnviar

LeiaTambém

Fusão de Dasa e Amil cria o segundo maior grupo hospitalar do Brasil

Fusão de Dasa e Amil cria o segundo maior grupo hospitalar do Brasil

18 de junho de 2024

A recente fusão entre Dasa e Amil está prestes a criar o segundo maior grupo hospitalar do Brasil, marcando um...

Estratégias de Marketing na área da saúde

Estratégias de Marketing na área da saúde

15 de maio de 2024

No competitivo mercado da saúde, o papel do marketing é crucial para que profissionais e empresas se destaquem como referência...

O setor de bem-estar movimentou 5,6 trilhões de dólares

O setor de bem-estar movimentou 5,6 trilhões de dólares

15 de maio de 2024

O setor de bem-estar global registrou um volume de negócios de aproximadamente 5,6 trilhões de dólares ao longo dos últimos...

Como aumentar o faturamento de uma clínica?

Como aumentar o faturamento de uma clínica?

5 de maio de 2024

Um bom plano de saúde financeira é vital em qualquer clínica, já que é a maior fonte de receita que...

Uso do Metaverso na área da Saúde pode gerar R$ 2,5 Trilhões até 2033

Uso do Metaverso na área da Saúde pode gerar R$ 2,5 Trilhões até 2033

6 de abril de 2024

O metaverso permanece como uma tendência em vários setores da economia. Embora ainda não tenha encontrado uma aplicação que estimule...

Próxima postagem
Marketing para profissionais da saúde

Marketing digital para profissionais de saúde

Paciente SUS

Projeto de lei estabelece direito de pacientes do SUS de receberem medicamentos após alta hospitalar

Discussion about this post

VEJA TAMBÉM

Fusão de Dasa e Amil cria o segundo maior grupo hospitalar do Brasil

Fusão de Dasa e Amil cria o segundo maior grupo hospitalar do Brasil

18 de junho de 2024
Aumento da Expectativa de Vida Global até 2050: Desafios e Oportunidades

Aumento da Expectativa de Vida Global até 2050: Desafios e Oportunidades

17 de junho de 2024

Mais Acessados

  • Ataques cibernéticos a empresas de Saúde

    Ataques cibernéticos a empresas de Saúde

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
Marketing Saúde

© 2024 Marketing Saúde | Todos os direitos reservados.

Menu

  • Notícias
  • Marketing
  • Negócios
  • Dados do Setor
  • Serviços

Siga-nos

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Marketing
  • Negócios
  • Dados do Setor
  • Serviços

© 2024 Marketing Saúde | Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Cookie SettingsAceito todos
Revisar Consentimento

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR