A cada dia que passa, a tendência da digitalização das empresas se torna um imperativo. Estar nas redes sociais é uma forma tanto de divulgar as atividades de um negócio, quanto de atrair mais clientes. No caso dos negócios no segmento da saúde, é também uma forma brilhante de incentivar a sociedade aos cuidados necessários para a manutenção do bem estar.
O bom posicionamento de uma empresa nas redes sociais garante a credibilidade do negócio. Interagir com o público-alvo a partir de conteúdos profissionais e criativos é um investimento que tem como retorno fluxo de clientes e destaque de uma marca no mercado.
Pela característica pública das mídias sociais, a sua clínica poderá receber comentários de clientes que já passaram pelas suas instalações e gostaram do serviço, e isto irá incentivar possíveis novos clientes para o seu consultório.
Cada vez mais as pessoas têm buscado nas redes lugares seguros para acessarem as suas necessidades. Nesse sentido, quanto mais acessível é uma marca, mais o público se sente confortável para se relacionar com a empresa.
O portal Marketing Saúde tem dado dicas para um bom posicionamento de marca de clínicas, hospitais, consultórios e demais negócios na área de saúde. Hoje, vamos compartilhar dicas para que clínicas de estética e demais empresas na área de saúde, bem estar e beleza, façam bonito nas mídias sociais.
QUAIS TEMAS POSSO ABORDAR NA REDE SOCIAL DA MINHA CLÍNICA?
A primeira questão que deve ser entendida é: não pense na sua rede social como um anúncio de classificado de jornal. Há milhares de clínicas estética no país, e todas elas tendem a conquistar pacientes de acordo com os benefícios e promoções que disponibiliza.
Para a sua clínica ser especial e se destacar dentre as demais nas mídias sociais, é importante que os conteúdos compartilhados abordem os diversos temas que envolvem a importância dos cuidados corporais e os benefícios das realização de procedimentos. Também é importante que os mais variados perfis de pessoa sejam atendidos pelo seu conteúdo, afinal de contas saúde é para todos.
Desmistificação de tabus relacionados a procedimentos estéticos, explicação de conceitos da área, relatos de pacientes já atendidos, divulgação de notícias importantes para o segmento e posts sobre datas comemorativas relacionadas ao setor, são exemplos de conteúdos que poderão tornar a sua marca uma referência e a sua clínica atrativa para novos clientes.
DEFINA QUEM É O SEU PÚBLICO-ALVO
Uma estratégia clássica do marketing é a definição de público-alvo. Então, defina esse público de acordo com a sua faixa etária, localidade e comportamento nas mídias sociais. Essas pessoas vão guiar o direcionamento dos seus conteúdos, mas o seu perfil não será exclusivo.
Essa estratégia não impede que os diversos públicos sejam atraídos para a rede da sua clínica, mas irá tornar a comunicação mais direcionada para o público cujos serviços da sua empresa são comumente dedicados. Lembre-se que você ainda poderá postar conteúdos que fujam desse tipo traçado.
Detalhe o máximo que puder as características do seu público-alvo. Esse exercício é importante pois nele você acaba exercitando também o autoconhecimento do seu negócio.
COMO POSSO GANHAR SEGUIDORES?
É muito óbvio que a sua clínica não é a única que quer ganhar seguidores. Mas, o que não parece ser muito óbvio para os perfis de empresas nas redes sociais é que os seguidores não seguem um perfil por acaso. É preciso conquistar o público, atendendo as suas necessidades e oferecendo benefícios para que ele seja fidelizado.
Clínicas que oferecem promoções, pacotes, sorteios e descontos saem na frente daquelas que somente utilizam as redes para divulgar os serviços oferecidos.
Além disso, é muito importante que os canais diretos de atendimento ao cliente no digital sejam efetivos. Não deixe um cliente esperando demais para ser atendido no Direct do Instagram ou no Messenger do Facebook, já que tão indispensável quanto ganhar novos seguidores é manter os já conquistados.
A parceria com influencers e páginas de notícias que atuam na área também é uma ferramenta efetiva para destacar a sua marca.
PROFISSIONALIZE O SEU CONTEÚDO
Se você chegou até aqui, é porque se interessou em levar a sua clínica para o ambiente digital. Então, a conversa a seguir não será difícil!
Precisamos alertar que a espontaneidade nas redes sociais não significa falta de profissionalismo. Se você quer tornar a sua clínica estética como referência na área, é preciso tornar o seu conteúdo cada vez mais profissional.
Tanto a estética audiovisual e gráfica quanto o formato do texto devem ser de alta qualidade. O seu público espera ver conteúdos convidativos, e é isso que os manterá fidelizado.
Invista em equipamentos como um bom celular que grave em 4k e dispositivos de iluminação. Mas, o melhor equipamento que você pode ter é um profissional ou empresa capacitados em Marketing.
Seja para uma consultoria ou para alimentar as suas redes, se você não tem experiência no universo digital, não hesite em terceirizar essa tarefa.
Busque empresas do marketing que atenda as suas necessidades e tenha experiência no seu ramo, mas não deixe de estudar as melhores estratégias para alavancar o seu negócio.
EXTRA: 7 DICAS BÁSICAS PARA ATUAR NAS REDES SOCIAIS
1 – Mantenha uma frequência da publicação de conteúdo;
2 – Esteja em constante atualização quanto às novidades na área e as trends das redes;
3 – Invista em vídeos institucionais mostrando a sua clínica e o seu quadro de profissionais;
4 – Acompanhe os seus insights;
5 – Crie uma identidade visual que lhe destaque. Seja original!
6 – Utilize, tanto nos textos quanto nas hashtags, palavras-chave em moda no setor;
7 – Patrocine publicações estratégicas para alcançar maiores públicos.
Discussion about this post