Cada vez mais a questão da saúde mental tem sido um tema importante nas empresas de todo o mundo. Os altos índices de ansiedade, depressão e burnout – doença do trabalho reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), se refere ao extremo cansaço relacionado à quantidade de tarefas executadas -, por exemplo, tem atingido muitos profissionais e atrapalhado os seus rendimentos.
A busca por serviços de bem-estar e saúde mental tem registrado altas demandas por parte de corporações que já não veem como tabu a necessidade cuidar do psicológico das suas equipes. Nesse sentido, startups especializadas na área estão se dedicando a atender o problema.
Em julho deste ano, o jornal Estado de São Paulo citou como bom exemplo deste movimento a Vittude, empresa que oferece um catálogo de psicólogos online, conectando pessoas e profissionais da saúde mental através de uma plataforma intuitiva e bastante fácil de ser manejada. Segundo o veículo, a startup cresceu 540% após a pandemia e tem como clientes grandes corporações como O Boticário e Renner.
Para pacientes avulsos, o site da Vittude funciona de maneira simples e direta. Ao acessar a plataforma, o cliente já pode consultar os preços cobrados por consulta, as formas de pagamento e, ainda, uma breve descrição da formação e das especialidades do psicólogo.
Outra startup bastante citada nas pesquisas sobre o serviço de cuidados com a saúde mental é a Zenklub, que também realiza atendimentos e consultas por meio de uma plataforma virtual. Nos últimos dois anos, a empresa multiplicou de dezenas para centenas a quantidade clientes corporativos e chegou a realizar mais de um milhão de consultas.
Citando a importância da saúde mental para o crescimento organizacional, a Zenklub, que também atua como um instituto de pesquisa em relação ao bem-estar corporativo, tem como clientes corporações como a Elo e a Ambev.
A Telavita é também uma empresa que tem atividades de destaque nesse segmento. A partir da estratégia de criação de uma cultura de desenvolvimento pessoal fincada no bem-estar, a startup já conquistou clientes como o Bradesco e a Genial Investimentos. Além de oferecer serviços para cuidados contra a depressão, o burnout e a ansiedade, a Telavita realiza capacitação de lideranças.
DADOS
De acordo com uma pesquisa da Zenklub divulgada em maio deste ano na revista Forbes, o investimento em bem-estar e saúde mental melhora o desempenho dos funcionários das empresas. Ainda, o estudo revela que as empresas que fazem campanhas para melhorar o relacionamento com líderes, entre a equipe e atuam na resolução de conflitos são mais bem pontuadas no Índice de Bem-Estar Corporativo (IBC), marcando uma média de 74 pontos em uma escala que vai de 1 a 100.
No entanto, a pesquisa aponta um problema sério. A média do IBC nacional no segundo semestre de 2021 era abaixo da metade da escala, apenas 49,2. O índice é mais afetado por dados que indicam exaustão e excesso de preocupação nos indivíduos.
Em outro estudo da Zenklub, feito com 3.100 funcionários de suas empresas parceiras, no período de janeiro de 2020 a maio de 2022, foi demonstrado que profissionais que consultam terapeutas são os que permanecem cerca de 30% de tempo a mais em seus empregos. Em média, a cada 5 sessões terapêuticas, a continuidade do colaborador aumenta em um mês.
EXTRA: ENTENDA O QUE É “BURNOUT”
O mundo atual tem um cenário “instantâneo” e competitivo. Sendo assim, o mundo do trabalho também aumentou a sua velocidade e quantidade de obrigações.
Profissionais de diversas áreas se queixam de fadiga mental e física. Algo que deveria ser prazeroso, torna-se um processo de adoecimento.
O ser humano demanda descanso e intervalos, pois o exaustivo acúmulo de obrigações pode gerar um distúrbio bastante comentado nas últimas décadas: a Síndrome de Burnout.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), a Síndrome é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema e estresse. A sua causa é basicamente as jornadas fatigantes de trabalho que exigem muita responsabilidade ou incentivam grande competitividade.
A síndrome costuma ser comum em profissionais que exercem as suas atividades sob muita pressão. profissionais de saúde são uns dos mais atingidos pelo problema, já que além de atuar sob periculosidade, também cumprem plantões que costumam horas a fio.
Os principais sintomas, como problemas do sono, dores musculares, pressão alta e irritabilidade, atingem tanto o emocional quanto o físico e é necessário manter-se alerta a qualquer um deles.
Não tente se autodiagnosticar. Consulte um psicólogo e descreva para este profissional os sintomas que se apresentam em você.
O MS listou algumas maneiras de prevenção, como evitar o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas, não realizar automedicação e conversar com pessoas de confiança sobre os desafios cotidianos.
Discussion about this post