O Brasil anunciou que não exigirá mais comprovantes de vacinação contra a covid-19 ou testes negativos para entrar no país. Essa flexibilização foi determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em resposta ao fim da emergência sanitária reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) no início de maio. A nova diretriz da agência foi publicada em uma nota técnica divulgada no dia 23.
Essa nota técnica da Anvisa revogou duas resoluções anteriores do órgão. A primeira resolução abrangia a operação em áreas portuárias, enquanto a segunda tratava das regras para embarques e desembarques em cruzeiros. Além disso, a Anvisa também informou no comunicado o término da vigência da resolução que abordava as medidas a serem adotadas em aeroportos e aeronaves, com o prazo encerrado no dia 21.
A Anvisa já comunicou todas essas mudanças às companhias aéreas, postos de fronteira e operadores portuários. A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o fim da emergência sanitária, oficializado em 5 de maio. Ao longo de mais de três anos, a doença causou a morte de 7 milhões de pessoas em todo o mundo, conforme os dados oficiais. No entanto, os dados da OMS indicam que esse número pode ter chegado a cerca de 20 milhões. Apesar do fim da emergência, conforme as regras da OMS, não há uma declaração oficial de encerramento da pandemia. Portanto, assim como o HIV/AIDS, a covid-19 continuará a ter esse status.
Discussion about this post