Por que existe tanta farmácia no Brasil?
Muitas pessoas se perguntam porque tantas farmácias surgem em todos os cantos do país. A indústria farmacêutica teve um verdadeiro boom nos últimos anos com o aumento da conscientização sobre a importância da saúde e a necessidade de desenvolver vacinas e tratamentos eficazes contra o coronavírus, várias empresas farmacêuticas viram um aumento na produção e nas vendas.
Além disso, o avanço da tecnologia e da pesquisa científica tem impulsionado a inovação na indústria farmacêutica, levando ao desenvolvimento de novos medicamentos para uma variedade de condições médicas. Isso também contribuiu para o crescimento do setor. Além disso, é comum pequeno comércios locais fecharem devido à dificuldade financeiras e as grandes redes farmacêuticas ocuparem esses lugares.
O número desse tipo de estabelecimento no Brasil já passa de 90,9 mil, o que representa uma evolução de 9,9% em dois anos segundo informa a marca Close-Up International. Desse total, segundo dados de 2023, 53.469 farmácias pertencem ao varejo independente, responsável por 59% dos pontos de venda
Bruno Costa, diretor operacional da rede A Fórmula, especializada em remédios de manipulação. Ele aponta o tratamento personalizado e o aumento da expectativa de vida como fatores impulsionadores do crescimento do setor.
Costa destaca ainda que a manipulação de medicamentos permite adequações às necessidades individuais dos pacientes, evitando reações adversas causadas por componentes como lactose e corantes. Além disso, ressalta a presença de multifranqueados na rede como um indicativo da viabilidade financeira do negócio.
Por sua vez, Gustavo Freitas, presidente do Conselho da Holding da rede de farmácias PoupAqui, destaca três fatores que contribuem para o crescimento do setor: a acessibilidade dos medicamentos genéricos, a transformação das farmácias em centros de saúde e o aumento da expectativa de vida da população brasileira.
A PoupAqui, com 81 unidades em operação e 10 em fase de implantação, registrou um faturamento de 16 milhões de reais em 2023, um aumento de 14% em relação ao ano anterior. Os sócios esperam um faturamento de 30 milhões de reais e a expansão para 150 unidades até o final do ano.