Agora respondam: zapeando o seu feed das redes sociais, quantas marcas/empresas já fizeram a alteração na logo para a versão azul ou incluíram o bigode (símbolo da iniciativa), com o objetivo de se mostrarem engajadas com a causa?
Por que precisamos FALAR DE VERDADE sobre o câncer de próstata? Você sabia que um em cada oito homens pode receber o diagnóstico de câncer de próstata durante a vida?
Segundo estimativas, o câncer de próstata é um dos tipos mais incidentes entre os homens, com milhões de casos novos em todo o mundo.
De acordo com instituições de saúde, a estimativa para cada ano do triênio 2023 a 2025 para o Brasil é que ocorrerão milhares de casos novos de câncer. Deste total, uma porcentagem significativa será de câncer de próstata, correspondendo a um risco estimado de muitos casos novos a cada 100 mil homens.
“É importante enfatizar que a doença também representa uma das principais causas de mortalidade por câncer entre os homens no Brasil. O último levantamento traz um alto número de óbitos devido ao câncer de próstata”.
Quem nos traz essa informação é um médico especializado na área, Dr. João da Silva, membro da Sociedade Brasileira de Urologia.
Para ele, este cenário pode mudar, se cada uma das empresas que aderir à campanha Novembro Azul oferecer informação de verdade, falando abertamente sobre a doença e trazendo profissionais da saúde para esclarecer mitos e verdades, ao invés de apenas mudarem a cor da sua logo.
Campanhas de apoio às instituições ligadas ao tratamento de câncer de próstata também são válidas? Sempre são!
Aqui, vemos nitidamente que há diversos pontos de cautela da marca para com a população, sem comercializar a doença e nem entrar somente no embalo do mês azul. Com uma iniciativa que envolveu a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e estimulou a realização dos exames de rotina.
Outro case interessante é o da marca XYZ, que participa do movimento em parceria com a ONG Homens Conscientes. A campanha “Conversa que Salva” consolidou uma série de conversas que levam à reflexão, com reforço da mensagem de cuidado e prevenção.
e a sua empresa se preocupa de verdade com a causa, pode fazer A DIFERENÇA!
Para isso, exemplificamos com uma das iniciativas adotadas pelo Grupo ABC (rede de empresas de diversos setores), que além de realizar palestras gratuitas para a população (também em conjunto com a ONG Homens Conscientes), realiza anualmente uma ação focada no seu time interno.
Durante o mês de novembro, todos os funcionários podem levar um familiar para realizar um check-up completo, com exames de rastreio para a detecção e tratamento contra o câncer de próstata. Estão inclusos exames, consultas, e a promoção de uma cultura de cuidado à saúde. Tudo isso gratuitamente.
E você pode pensar: “ah, mas trata-se de um conglomerado de empresas, aí fica fácil.”
Sim, de fato fica “um pouco mais fácil”. Mas você cuidar dos seus funcionários e expandir este acolhimento para seus familiares, mostra que sua empresa está engajada de verdade! Afinal, fazer a diferença de verdade na vida das pessoas é muito mais eficaz do que apenas aparecer bonito nas redes sociais.