O absenteísmo entre profissionais da saúde está causando um gargalo financeiro no setor, com um impacto financeiro estimado em mais de R$ 25 milhões por ano. Um estudo recente realizado pelo Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP), com dados de 23 instituições de saúde em todo o país, revelou as principais causas e consequências desse problema.
Durante a pandemia, um período desafiador em termos de saúde física e mental, os problemas pré-existentes foram agravados. A ansiedade, a síndrome do pânico e a depressão devido ao cenário de incertezas levaram a um aumento de quase 30% nos afastamentos em 2020, de acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.
O aumento do absenteísmo no trabalho tem várias consequências, incluindo a sobrecarga dos profissionais de saúde presentes e a queda na qualidade do atendimento ao público, o que resulta em insatisfação dos pacientes. No entanto, houve um movimento significativo no setor com o avanço da digitalização e a adoção da telemedicina. Um levantamento da Liga Ventures em parceria com a PwC Brasil mostrou um crescimento de 16,1% nas healthtechs no país, com empresas que oferecem serviços voltados para o cuidado com as pessoas, além de um volume de negócios de R$ 1,79 bilhões em três anos.
Segundo a consultoria global Robert Half, 77,8% dos profissionais em geral consideram a assistência médica o benefício mais importante ao aceitar uma oportunidade de emprego. Por esse motivo, muitas empresas têm investido em saúde corporativa para proporcionar cuidados mais próximos aos funcionários. Isso geralmente envolve a contratação de profissionais de saúde especializados em saúde corporativa ou o uso de soluções digitais para acompanhar rotineiramente a prevenção de doenças e promover o bem-estar.
Estudos demonstram que o investimento em programas de saúde e bem-estar para os colaboradores pode reduzir os índices de absenteísmo não planejado em até 41% e diminuir em 81% a intenção de procurar um novo emprego, contribuindo para a redução do turnover, que é um desafio tanto em termos de orçamento quanto de qualidade de atendimento, especialmente na área da saúde.
Diante desse cenário, acredita-se que a tecnologia aliada à humanização dos serviços de saúde pode ser uma grande aliada para a saúde corporativa. Uma coordenação de cuidados eficiente, realizada pela equipe de referência, com acesso rápido, fácil e eficiente, permite um acompanhamento contínuo dos colaboradores, prevenindo, tratando e apoiando em todos os momentos. Cuidar daqueles que cuidam impacta diretamente todos os aspectos do sistema de saúde. Ao cuidar adequadamente e de forma coordenada, melhoramos a saúde física e mental das pessoas e impactamos positivamente a saúde financeira das empresas, reduzindo o absenteísmo e a utilização de recursos.
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