Em 215 anos de história, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (FMB/Ufba) elege pela primeira vez um diretor negro. O professor Antônio Alberto Lopes, docente da casa desde 1980, assume o cargo após vencer pleito que teve início em abril deste ano. Lopes é membro da Academia de Medicina da Bahia e professor titular é professor titular do departamento de Medicina Interna e Apoio Diagnóstico da UFBA.
Junto ao seu vice, professor Eduardo Reis, Antônio Lopes conduzirá a FMB até o ano de 2027. Durante a festa de comemoração, Reis se mostrou emocionado por participar da chapa já considerada histórica. “Foi a coisa mais bonita e histórica. É o primeiro diretor negro da Faculdade de Medicina. Nunca houve essa possibilidade antes. Enfrentamos questões difíceis ao longo dessa campanha como racismo, homofobia e intolerância. Foi muito difícil, mas a democracia e o combate ao racismo venceu”, declarou.
Durante a eleição, a chapa encabeçada por Lopes foi atacada, e o professor sofreu casos de racismo, denunciados à ouvidoria da instituição. Prints de grupos de mensagens revelam que estudantes da graduação colocavam em dúvida a sanidade mental do docente. E-mails com ilustrações e mais declarações racistas, enviados por um endereço anônimo, também foram registrados.
Com informações do Correio da Bahia.
Discussion about this post