A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do Wegovy, uma injeção de uso semanal para o tratamento do sobrepeso e da obesidade. O medicamento tem como princípio ativo a semaglutida (2,4mg).
A semaglutida é semelhante ao hormônio GLP-1, que é produzido naturalmente no intestino e que atua enviando para o sistema nervoso a sensação de saciedade.
A diferença da semaglutida para o hormônio produzido no organismo é que o efeito da primeira dura uma semana, enquanto o GLP-1 dura cerca de 10 minutos.
A aprovação da Anvisa se baseou nas pesquisas do programa de ensaios clínicos STEP (Semaglutide Treatment Effect in People with Obesity). De acordo com o estudo, os pacientes que utilizaram o Wegovy perderam, em média, 17% do peso corporal em 68 semanas.
Mesmo com a aprovação, não foi definida uma data para comercialização do injetável.
“Ainda não há uma data definida para que ele chegue ao mercado visto que, após a análise de conformidade pela Anvisa, deve-se aguardar a finalização de outros processos, como a definição de preços pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos”, informou a farmacêutica Novo Nordisk, responsável pela produção do Wegovy.
Discussion about this post