Após receber diversas denúncias, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na última terça-feira (13), divulgou um alerta sobre uso de produtos para trançar e modelar cabelos vendidos no Brasil. É provável que esses produtos estejam “ocasionando cegueira temporária, entre outros efeitos indesejáveis”, de acordo com a agência.
A agência registrou casos de ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça. “Segundo diagnóstico médico, em um dos casos, o paciente apresentou lesão grave nos olhos. Há ainda relatos de demora na recuperação da visão de consumidores com prazos de até 15 dias”, explica.
A Anvisa ainda não divulgou informações associando alguma marca específica ao problema. No entanto, é possível que mais dados sejam divulgados conforme o avanço da investigação.
O alerta sugere que os consumidores relatem ao sistema de notificações da vigilância sanitária, através do site da agência, caso ocorram casos semelhantes aos descritos acima, tanto em relação aos produtos capilares quanto a outros cosméticos. A agência abriu um formulário para recolher denúncias desse tipo [pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR].
As consequências do uso de produtos que apresentem esses efeitos podem ser graves, ocasionando desde incapacidade funcional temporária ou permanente até mesmo o óbito.
Discussion about this post