A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) declarou na última quarta-feira (16) que já está em fase final a análise das vacinas bivalentes da Pfizer.
No entanto, a agência reguladora não previu uma data para a liberação dos imunizantes, que são atualizados – ou seja, atuam no combate tanto à ômicron quanto às suas subvariantes. Segundo a empresa farmacêutica Pfizer, as vacinas em questão apresentaram um aumento considerável nos níveis de anticorpos neutralizantes em adultos após uma semana da aplicação.
De acordo com especialistas, o Brasil vive atualmente um cenário onde há o predomínio de quatro subvariantes da ômicron. O fato pode explicar os recentes crescimentos nos registros de casos de covid-19 no país.
A União Europeia e os Estados Unidos já aprovaram o imunizante atualizado.
No Brasil, a Anvisa recebeu a solicitação de liberação no dia 18 de agosto. Na ocasião, a Pfizer solicitou o uso emergencial da vacina que protege contra a cepa original e a subvariante ômicron BA.1. Posteriormente, no dia 30 de setembro, a empresa solicitou um outro pedido de uso emergencial, dessa vez colocando em pauta uma versão que abarca as subvariantes B.4 e .5. A ideia da farmacêutica é aplicar as duas como dose de reforço para a população de faixa etária a partir dos 12 anos.
Com 30 dias para liberar ou não o uso das vacinas no país, a Anvisa solicitou informações complementares à Pfizer em relação aos dois pedidos, o que estendeu o prazo de análise – que seguirá para deliberação entre os diretores colegiados da agência.
O Ministério da Saúde ainda não informou se abriu negociações com a farmacêutica para a aquisição das doses. Em relação ao contexto de aumento dos casos, a Anvisa alerta que as pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal, inclusive com as doses de reforço, estão em risco maior de agravamento da doença e óbito. “Manter-se atualizado com as recomendações de vacinas é uma maneira importante de uma pessoa se proteger no contexto atual de aumento de casos da Covid-19”, explica.
Discussion about this post