O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado no dia 10 de outubro desde o ano de 1992, quando foi estabelecido pela Federação Mundial de Saúde Mental. O objetivo da data é destacar a importância da preservação da saúde mental, assim como combater os preconceitos contra as pessoas que desenvolvem problemas emocionais e psicológicos. O tema deste ano é “Faça a saúde mental e o bem-estar de todos uma prioridade global”.
De acordo com Gustavo Menezes, pesquisador especialista em saúde mental e professor da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EE/UFBA), o dia representa “um marco para se pensar o cuidado à saúde mental e às necessárias transformações do modelo de atenção que se aproxime das complexas realidades. O debate sobre a saúde mental das trabalhadoras e dos trabalhadores em saúde, neste momento de visibilidade mundial, se faz urgente, no intuito de fomentar estratégias e políticas que garantam promoção à saúde”.
A Organização Mundial da Saúde afirma que ,nos últimos anos, o tema tem representado um desafio em nível internacional por conta da covid-19. Estima-se que houve um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão logo no início da pandemia.
Ainda segundo a agência, a crise demonstrou a ineficácia dos governos quanto aos impactos causados pela falta de assistência à saúde mental, o que revela uma escassez global de recursos para lidar plenamente com esta área. Em 2020, os países gastaram, em média, somente 2% dos seus orçamentos de saúde em saúde mental. No caso de países de renda média-baixa, apenas 1% foi investido.
O Relatório Mundial da OMS, publicado em junho deste ano, revela que em 2019, cerca de um bilhão de pessoas viviam com transtornos mentais no planeta, sendo 14% representados por adolescentes. A revisão sobre o tema – maior desde a virada para o século XXI – é uma obra detalhada que oferece aos países, acadêmicos, profissionais de saúde e à sociedade em geral, dados e informações sobre o status da saúde mental no mundo. Conforme indica o documento, em 2019 o suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes no mundo, e 58% destes foram cometidos antes dos 50 anos de idade.
Ainda, é possível dizer que os transtornos mentais são a causa principal para a incapacidade, pois causa um em cada seis anos vividos sob esta condição. Os transtornos mentais também representam menor expectativa de vida, já que pessoas que sofrem com graves condições de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que o resto da população.
Fatores como abuso sexual infantil, abuso por intimidação, desigualdades sociais e econômicas, emergências de saúde pública, guerra e crise climática são causas de transtornos mentais e ameaças globais à saúde mental. No mundo, pessoas mais pobres são as que mais correm risco de problemas de saúde mental, bem como são menos assistidas por serviços de tratamento.
Discussion about this post