Casos de cólera têm aumentado em 2022, principalmente em localidades mais pobres. 26 países relataram surtos e taxas de mortalidade se acentuam, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença ocorre após ingestão de água ou alimentos contaminados por dois sorogrupos da bactéria Vibrio cholerae e causa diarreia grave, náusea, vômito e desidratação – o que pode levar ao óbito.
“Após anos de números decrescentes, estamos vendo um aumento muito preocupante de surtos de cólera em todo o mundo desde o ano passado”, disse Philippe Barboza, líder da equipe da OMS para Cólera.
Barboza demonstrou preocupação com os surtos em partes da África e da Ásia. O integrante da OMS também disse que somente alguns milhões de doses de vacinas estão disponíveis para uso antes do final de 2022, citando a falta de fabricantes para cumprir a demanda.
“Então está muito claro que não temos vacinas suficientes para responder a tantos surtos agudos e menos ainda para poder implementar campanhas de vacinação preventiva que podem ser uma forma de reduzir o risco para muitos países”, declarou.
Discussion about this post