Seguindo as publicações baseadas nos dados apresentados pelo Panorama dos Hospitais e Clínicas – 2023, divulgamos hoje quais são os serviços oferecidos pelas instituições de saúde do Brasil. De acordo com a pesquisa, o setor de saúde nacional consegue exercer uma grande diversidade de atividades.
Os dados são eloquentes: enquanto 24% das instituições entrevistadas no estudo ofertam apenas consultas, 65% realizam o mesmo serviço com o acréscimo de outros. Destas que disponibilizam adicionais, 90% realizam visitas; 11% já implementaram o serviço de internamento; 37% fazem cirurgias de baixa complexidade e 12 % efetuam procedimentos cirúrgicos de alta complexidade; 37% trabalham com exames diagnósticos; 14% ofertam serviços de emergência; 35% fazem serviços ambulatoriais e 32% realizam exames laboratoriais.
Interpretando os números, Marcelo Meletti, Diretor de soluções para hospitais LATAM na IQVIA – empresa na área de saúde que atua nos ramos de informação, tecnologia, análises avançadas e expertise humana -, declara que “verifica-se que, cada vez mais, as clínicas estão investindo em equipamentos médicos de médio e pequeno porte, a exemplo de equipamentos oftalmológicos e equipamentos de diagnóstico e imagem, como ultrassom 3D”.
Para Meletti, o investimento das instituições em tecnologia possibilita o aumento do grau de atendimento aos pacientes. “Isso gera maior fidelização e aumenta o ticket médio por atendimento. Nos últimos 12 meses, o aumento de compra de ultrassom por clínicas superou a casa dos 33%, segundo o Painel Medtech da IQVIA, que conta com o mapeamento do mercado via apoio dos principais fabricantes do mercado”, explica.
Veja os gráficos:
Fonte: Panorama dos Hospitais e Clínicas – 2023 / Doctoralia, TuoTempo e Feegow.
Discussion about this post