O Sistema Único de Saúde (SUS) completa 32 anos de existência nesta segunda-feira (19), e, desde a sua instituição, tem atuado na disponibilização de serviços públicos de saúde para os brasileiros.
O SUS nasce a partir da consagração da saúde como direito da população e dever do Estado na Constituição Federal de 1988. No ano de 1990, a Lei nº 8.080 regulamentou o Sistema público que promove serviços médicos-hospitalares, além de prevenção, vacinação e controle de doenças, assistência farmacêutica, educação, promoção e gestão de saúde no país.
Segundo Marcelo Queiroga, ministro da saúde, “o Brasil tem um dos maiores sistemas de saúde de acesso universal do mundo. Há 3 décadas, o SUS dá todo o suporte necessário a quem precisa de ajuda, de graça, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial, Unidades de Saúde, UPAs 24h, SAMU 192 e hospitais”.
O SUS está fundamentado em três princípios que garantem a assistência para todos: “Universalização”, ou seja, saúde é como direito cidadão de todas as pessoas e responsabilidade do Estado; “Equidade”, que significa a diminuição das desigualdades e a garantia do pleno acesso de todas as pessoas aos mesmos serviços e “Integralidade”, que é um princípio que considera as pessoas em todas as suas necessidades.
Fonte: gov.br
Discussion about this post