O Ministério da Saúde do Brasil, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde(OPAS) e com a OMS (Organização Mundial da Saúde), promoverá, nos dias 22 e 23 de novembro, das 09h às 13h, a 1ª Conferência Internacional de Promoção da Atividade Física na Saúde Pública.
O evento gratuito será em formato remoto. De acordo com o Ministério, o objetivo do encontro é “disseminar informações técnico-cientificas e promover trocas de experiências nacionais e internacionais em promoção da atividade física na saúde pública, visando auxiliar na construção de abordagens integradas para aumentar os níveis de atividade física das populações dos países, com ênfase nos serviços da Atenção Primária à Saúde”.
Pesquisadores e profissionais do Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai se juntarão para discutir o tema. O evento contará com tradução simultânea em português, espanhol e inglês.
A conferência tem como público-alvo gestores, profissionais de saúde, pesquisadores, estudantes e organizações da sociedade ligados à atividade física.
Ao final do evento, espera-se estabelecer um pacto para elaborar e publicar um documento com Boas Práticas na Promoção da Atividade Física na Saúde Pública dos países participantes, assim como publicar uma carta de intenções para apoiar o fortalecimento e qualificação da promoção da atividade física na saúde pública, com ênfase na Atenção Primária à Saúde.
Os objetivos específicos da conferência são:
- Conhecer as recomendações internacionais e nacionais para a promoção da atividade física;
- Fomentar o debate e a identificação de estratégias efetivas de promoção da atividade física na Atenção Primária à Saúde;
- Ampliar o conhecimento de pesquisas e de estudos sobre atividade física na Atenção Primária à Saúde;
- Mobilizar pontos focais dos Ministérios da Saúde dos países para articulação de uma rede para o fortalecimento, promoção e apoio à atividade física, com liderança do setor saúde;
- Identificar avanços e desafios da agenda de atividade física na Atenção Primária à Saúde no mundo;
- Fomentar o diálogo sobre como as questões globais atuais impactam no trabalho da Atenção Primária à Saúde e, em especial, nas ações de atividade física;
- Construir concensos e uma carta de intenções para apoiar e fortalecer as ações de promoção da atividade física na saúde pública, com ênfase na Atenção Primária à Saúde.
As vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas no site do encontro (ciafbrasil.com).
Discussion about this post