Nos últimos anos, franquias de odontologia têm surgido no país. Com custos baixos, padronização de qualidade do serviço e investimentos em inovações e tecnologias digitais, essas empresas têm atendido milhões de pessoas e expandido as suas redes, marcando presença em todo território nacional.
Conheça 10 franquias que estão fazendo sucesso no país cuidando da saúde bucal da população e inovando o conceito de consultórios odontológicos:
1 – ORTHODONTIC
A OrthoDontic é uma rede de franquias odontológicas fundada há 20 anos por cinco amigos que se conheceram na universidade: Edilson Pelarigo, Edimilson Pelarigo, Ana Lúcia Massi, Fernando Massi e Claudia Consalter. Atualmente, a empresa está em projeto de expansão, e já conta com mais de 300 unidades espalhadas pelo país. A expectativa é dobrar o número de unidades atuais até o ano de 2025.
A rede, que já foi premiada pela Chancela 5 Estrelas da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, surgiu a partir de um consultório pequeno no Paraná, com o objetivo de oferecer aos pacientes preços mais convidativos e a garantia de um atendimento de maior qualidade por meio de um plano mensal que envolve exames prévios, aparelho e manutenção.
A OrthoDontic desenvolveu um aplicativo, disponível para IOS e Android, que facilita a vida do paciente. Por meio app é possível agendar consultas, acompanhar o agendamento e consultar pagamentos.
Para ser franqueado da OrthoDontic, não é preciso ser profissional da odontologia. A unidade padrão tem cinco cadeiras odontológicas, cinco funcionários e dois dentistas, com a capacidade de realizar atendimentos de 2 mil pessoas por mês. O investimento inicial é de R$ 495 mil e o retorno médio calculado é de 2 anos.
Clique aqui para ler uma matéria no nosso portal sobre a rede.
2 – ODONTOCLINIC
A Odontoclinic foi fundada em 1997. De lá pra cá, já consolidou 230 unidades espalhadas pelo país e realiza cerca de 9 mil consultas diariamente. Premiada com o selo de excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), foi a primeira do segmento a se associar à organização e, atualmente, é considerada uma das maiores franquias do Brasil.
A rede, que foi iniciada no bairro de Santana, na cidade de São Paulo, possuem clínicas baseadas em um modelo “multidisciplinar, sendo preparadas para atender todas as especialidades da odontologia, entre elas ortodontia, implantodontia, periodontia, entre outras”.
3 – MAXSORRISO
A Maxsorriso foi fundada em Franca (SP), em 2012. Entretanto, a sua história iniciou mesmo em 2006, a partir de uma clínica aberta pelo cirurgião-dentista Breno Cintra Andrade em Arapongas (PR). Seis anos depois, Breno, junto à sua esposa, Andréa Silva Andrade, formularam o modelo de negócios que deu origem à rede de franquias. De acordo com dados da rede, foram realizados desde então mais de 10 mil implantes dentários, que é a sua especialidade.
O que motivou a criação da Maxsorriso, segundo o site oficial da empresa, foi o objetivo de “prestar um serviço odontológico de qualidade ao alcance de todos, aliado a uma padronização de gestão empresarial através do sistema de franquias”.
Oferecendo plena lucratividade ao franqueado, a rede está vivendo uma fase de expansão das suas unidades, e também oferece suporte para dentistas que já possuem clínicas odontológicas e desejam tornar o seu negócio em uma franquia adotando os seus padrões.
Entre os diferenciais que a destacam no mercado, a empresa disponibiliza suporte pré e pós implantação da franquia e investimento em mídias sociais.
Para se tornar um franqueado, é preciso preencher alguns requisitos exigidos pela rede: ter aptidão para os negócios e desejo de atuar sob um modelo já formatado integralmente, capacidade de gestão e habilidade de liderança.
O investimento inicial para adquirir a franquia da Maxsorriso é a partir de R$ 325 mil. A empresa estima que o retorno desse valor acontece entre 18 e 36 meses.
4 – DENTZ
A Dentz – Clínicas Odontológicas foi fundada em 2017 “a partir de uma profunda imersão no mercado odontológico brasileiro”, de acordo com as palavras da própria empresa. A rede se baseia em duas missões fundamentais: levar uma melhor experiência de tratamento odontológico à população e oferecer ao empreendedor uma franquia altamente rentável com um modelo de gestão estruturado e crescimento constante.
A empresa se dedica às múltiplas especialidades da odontologia, como clínica geral, odontopediatria, estética e ortodontia. O paciente pode agendar uma consulta através do site oficial da rede.
Para se tornar um franqueado da Dentz, é preciso fazer um investimento estimado entre R$ 459 à 650 mil, de acordo com informações disponibilizadas pela própria empresa. A taxa de franquia custa R$ 79 mil.
No rededentz.com.br tem a descrição dos passos para consolidação de uma nova franquia, e envolve o cadastro, análise de perfil, primeira reunião para planejamento do negócio, análises e estudos sobre a franquia, visita às unidades e assinatura de contrato.
5 – ODONTOCOMPANY
A OdontoCompany foi fundada no ano de 1990 pelo Dr. Paulo Zahr e, segundo a empresa, “se destaca pelas mudanças de comportamento e conscientização quanto à necessidade de se manter uma correta saúde bucal, da frequência aos consultórios dentários para a prevenção e, sobretudo, pelos resultados obtidos no restabelecimento dos sorrisos dos pacientes”.
É uma das maiores franquias do segmento, contando com 1910 unidades espalhadas pelos estados brasileiros. A rede abrange diversas especialidades, como por exemplo Ortodontia, Dentística, Estética, Endodontia e Implantodontia, e já atendeu mais de um milhão de pacientes desde a sua fundação, disponibilizando tratamentos que vão da saúde básica bucal até às novidades da estética.
Para se tornar um franqueado da OdontoCompany é preciso investir inicialmente a partir de R$ 189 mil e realizar um cadastro no portal Franchising . O retorno se dá de 24 a 36 meses. Atualmente, 60% dos franqueados possuem mais de uma clínica.
6 – Oral Sin Implantes
A Oral Sin Implantes, que registra mais de uma década de atuação, tem 442 unidades em funcionamento no Brasil, todas focadas em implantes dentários. A rede é conhecida por ser uma das pioneiras em odontologia digital. De acordo com o portal Franchising, a Oral Sin conta com o que existe de mais avançado no segmento odontológico.
Para se tornar um franqueado da Oral Sin é preciso realizar um investimento inicial de R$ 500 mil, com retorno entre 18 e 25 meses. O faturamento médio mensal é de R$ 280 mil. Cerca de 70% dos seus franqueados possuem mais de uma clínica da rede.
A Oral Sin tem um selo de excelência da ABF.
7 – REDEORTO
A RedeOrto, fundada em 2006 pelo odontólogo e administrador Rubens Vergani Júnior, tem como missão fundamental o cuidado da saúde da população com menor poder de consumo.
Na perspectiva de Vergani, nos anos 90 os tratamentos odontológicos eram exclusividade das classes sociais mais favorecidas financeiramente. “O custo do aparelho à época era de cerca de dois mil dólares e a manutenção custava entre meio e um salário-mínimo por mês, deixando o tratamento restrito a quem tinha mais poder aquisitivo. Para as classes mais baixas, fazer o tratamento ortodôntico era muito sacrificante”, explica.
Atualmente a rede conta com 228 unidades que realizam diversos tratamentos, como clareamento dental, restaurações, limpezas e implantes. Um dos benefícios destacados pela rede é a garantia de aumento na captação de pacientes por conta do marketing já estabelecido pelo amplo reconhecimento da marca.
O investimento inicial do franqueado custa a partir de R$ 159 mil. O retorno se dá entre 12 a 36 meses. A RedeOrto tem como estratégia de expansão a conversão de clínicas particulares em franquias.
8 – SORRIFÁCIL
Com mais de 15 anos de experiência no mercado, a Sorrifácil já tem mais de uma centena de unidades em funcionamento. A sua fundação é o produto dos anseios de dois jovens dentistas que tinham o sonho de promover clínicas que atendessem a todas as classes sociais e faixas etárias, disponibilizando tratamentos em diversas especialidades da odontologia.
Associada à ABF desde 2018, a sorrifácil está em expansão e oferece assessoria especializada a futuros franqueados, bem como todo o know-how da empresa. Para se tornar franqueado da sorrifácil, deve-se realizar o investimento inicial a partir de R$ 749,500 mil. O ponto de equilíbrio se dá entre 8 a 12 meses e o retorno entre 24 a 36 meses.
9 – HUB ODONTO
A Hub Odonto é a primeira franquia por assinatura do país. Segundo a empresa, esse modelo é “uma concentração de ferramentas e soluções inovadoras para o franqueado e para os pacientes”.
Com uma estrutura moderna e tecnológica, a rede está em plena expansão. Atualmente conta com 12 unidades que atuam realizando clareamento dental, colocação de facetas, placas alinhadoras invisíveis e implantes
Para ser um parceiro da Hub Odonto, o franqueado precisa atender requisitos como disponibilidade de dentista exclusivo da clínica, conhecimento em informática, entre outros.
O investimento inicial para adquirir a franquia da marca é a partir de R$ 250 mil. O retorno se dá entre 23 a 30 meses.
10 – IRO RADIOLOGIA
O Instituto de Radiodiagnóstico Odontológico (IRO) foi fundado no início da década de 1960 por Aristides Coutinho e Luís Barbosa e comprado em 1970 pelo Dr. Fenelon Maciel. Em 1978 a empresa é novamente vendida, dessa vez para o cirurgião-dentista Dr. José Rocha Junqueira, que realizou a fusão do IRO com a URO (Unidade de Radiologia Oral) e a CRO (Clínica de Radiologia Odontológica).
Desde 2009 a rede faz parte da Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com informações do seu portal oficial, o IRO já realizou mais de um milhão de atendimentos desde a sua fundação, e se dedica ao atendimento de casos clínicos oficiais. O instituto também é conhecido pela sua participação em pesquisas científicas promovidas por entidades do Brasil e do exterior.
O investimento inicial do franqueado é a partir de R$ 384 mil.
Discussion about this post